Hábitos Rudes Que São Normais No Japão


Olá Pandinhas! (◕‿◕✿) ~Haruna

Hoje vou falar-vos um pouco sobre a cultura nipónica...
O Japão possui uma grande quantidade de regras que, por vezes, fazem os estrangeiros sentirem-se um pouco restritivos. No Entanto, existem muitos hábitos considerados rudes para nós ocidentais, que não são considerados falta de educação pelo povo japonês, fazendo parte da cultura do país.



Por exemplo:

  • Gritar num restaurante/café;

Quando é preciso chamar um empregado, os japoneses gritam a palavra sumimasen (palavra multi-uso que pode ser usada para se desculpar ou para chamar a atenção de alguém, pode ter vários significados como: “Desculpa” ou “Com Licença”. Gritar dentro de um café ou restaurante não é muito comum no ocidente, mas é uma coisa perfeitamente normal no Japão.

  • Empurrões em comboios ou nas ruas;

No ocidente é considerado um hábito bastante rude empurrões em comboios e especialmente nas ruas. Porém no Japão, os comboios estão sempre demasiado lotados e empurrões são bastante comuns quando é preciso entrar ou sair do comboio. Devido ao seu grande número de habitantes (A população japonesa é estimada em 127,6 milhões de pessoas, o que torna o Japão o décimo país mais povoado do mundo), também as ruas estão sempre cheias, tanto que, empurrões são uma coisa muito normal. 

  • Segurar ou abrir as portas;

No ocidente é considerado boa educação o habito de abrir ou segurar portas para que outras pessoas possam passar. No entanto, o povo japonês nem sempre está disposto a segurar a porta a um estranho. A cultura japonesa não destaca homens a segurar ou a abrir a porta a uma mulher, mas isso que não significa que os japoneses não são educados. Significa apenas que o cavalheirismo no Japão não está associado a abrir ou segurar portas.

  • Comer sushi com as mãos;

Para um ocidental a maneira mais educada de se comer sushi é com “pauzinhos”. Contudo, é perfeitamente aceitável comer todas as variedades de sushi com as mãos. Esta prática é, no entanto, mais comum para os homens do que entre as mulheres.

  • Fazer barulho ao comer uma sopa ou ramen

Um hábito completamente rude no ocidente é o de fazer barulho enquanto se come sopa ou massa. Mas para o povo nipónico, quando se consome massa quente ou fria, como ramen, udon ou soba, é considerado educado sorver o mais alto possível. Com as sopas e os caldos também é costume fazer bastante barulho ao sugá-los, sendo que as tigelas dos caldos podem ser, “educadamente”, levadas a boca para que não sobre nada dentro delas.

Fonte: www.mundo-nipo.com


Talvez seja difícil para um ocidental imaginar-se a praticar tais actos, mas para os japoneses trata-se de algo estritamente cultural. Porém, apesar de estes hábitos serem considerados “falta de educação”, uma pesquisa recente pesquisa revelou que os estrangeiros consideram o povo japonês um dos mais educados do mundo.

E vocês pandinhas? Conseguem imaginar-se a praticar tais hábitos? Eu pessoalmente não seria capaz…

E pronto, é tudo por hoje… Já sabem se tiverem dúvidas ou sugestões podem deixá-las nos comentários… Não se esqueçam de visitar a nossa página no Facebook.

Bye bye!


Sem comentários:

Enviar um comentário